Fifa 14: aprenda a jogar como técnico no modo carreira

Gostei0 Não Gostei0
Fifa 14: aprenda a jogar como técnico no modo carreira techtudo.com.br - 337 dias atrás

O modo carreira de Fifa 14, além de permitir que o usuário siga uma jornada como um jogador de futebol, também oferece a opção de assumir o comando de um clube como técnico (manager). Nesta função, o jogador fará muito mais do que apenas dar treinos e escalar a equipe, tendo que gerenciar o clube como um todo. Veja como atuar como técnico no novo Fifa.

Confira nosso review de Fifa 14.

Ser técnico no Fifa 14 é muito divertido (Foto: Divulgação)Ser técnico no Fifa 14 é muito divertido (Foto: Divulgação)

Criando o jogo e o seu treinador

Primeiramente, você deve ir à aba "Play" (Jogar) de Fifa 14 e selecionar "New Career" (Nova Carreira). Então, marque a opção “Manager” na tela seguinte. Depois, é hora de fazer sua configuração do jogo. No próximo menu, o usuário terá que definir as preferências de jogo para a carreira.

Há uma série de opções que devem ser definidas. São elas: nível de dificuldade, duração dos jogos, comportamento financeiro do clube, moeda usada, estádio, elencos a serem usados (padrão ou atualizados), competições europeias na primeira temporada, desativar primeira janela de transferências e rede de olheiros.

Avance e por último, mas não menos importante, coloque seus dados para compor o perfil do treinador. Note que, diferentemente do modo de jogador, não há como fazer grandes personalizações. Só nome, sobrenome, nacionalidade, estilo de roupa, cor da roupa, cor da pele e tipo de corpo.

Gerenciamento do elenco

Escalar o time, realizar transferências e definir os trabalhos de olheiros. Estas são as suas principais atribuições como manager. Há cinco menus no modo carreira como técnico. "Central", com informações gerais e o calendário de dias a serem avançados, "Squad", com informações de elenco, "Transfers", para transferências, "Office", que é o seu escritório, e "Season", com dados da temporada.

Defina sua equipe com inteligência (Foto: Divulgação)Defina sua equipe com inteligência (Foto: Divulgação)

No "Squad", em "Team Management", você define formação e escalação do time. Uma boa dica é ler o "Squad Report" feito por seus olheiros antes de montar a equipe. Depois disso, siga para "Transfers", onde é possível buscar jogadores (“Search Players”) e vender jogadores (“Sell Players”). Note que há ainda as "Finances", finanças do clube, para que você saiba exatamente quanto pode gastar.

Caso já tenha jogadores em mente para contratar, vá direto à busca e pesquise por liga, nome, clube e posição. Se não tiver, porém, vá à aba "Global Scouting Network", que seria sua rede de olheiros global. Neste menu, o usuário pode contratar olheiros e mandá-los a diversos países do mundo em busca de novos talentos. Selecione-o, defina a região, vá à opção "Instructions", defina que tipo de atleta deseja e aguarde os relatórios completos.

Use os olheiros para encontrar talentos (Foto: Divulgação)Use os olheiros para encontrar talentos (Foto: Divulgação)

As dicas aqui são simples: preste atenção à formação, dispense jogadores que não irão se encaixar ou estão abaixo do nível desejado, faça caixa, contrate apenas peças-chave ou então jovens promessas se pensar em um trabalho a longo prazo, e use e abuse dos olheiros. Eles, se bem escalados, podem ser fundamentais para a prospecção de novos talentos para sua equipe.

Um detalhe interessante na montagem do elenco é que os jogadores são suscetíveis a uma variação de atributos de acordo com suas atuações. Eles evoluem conforme estão jogando. Se forem bem, seus pontos crescem, mas se forem mal, ficam estagnados ou até regridem. Assim, moldar um elenco para o futuro, com jovens com potencial, pode ficar muito mais real e divertido.

saiba mais
  • Modo Living Worlds de Fifa 14 será exclusivo do Xbox One e PlayStation 4 (Foto: gameranx.com) (Foto: Modo Living Worlds de Fifa 14 será exclusivo do Xbox One e PlayStation 4 (Foto: gameranx.com)) Fifa 14: como criar seu jogador e jogar no modo carreira
  • Modo Ultimate Team de Fifa 14 (Foto: Reprodução / TechTudo) Fifa 14: veja dicas de como jogar o modo Ultimate Team
  • Não podia faltar o craque Messi no FIFA 14 para iOS e Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) (Foto: Não podia faltar o craque Messi no FIFA 14 para iOS e Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)) Fifa 14: EA investiga atacantes exagerados no game; entenda

Mensagens e o Escritório

Na aba "Office", você fica por dentro de tudo o que rola no clube. Mais especificamente, nas mensagens. Na caixinha de e-mail, chegam notas de auxiliares, convites para as coletivas de imprensa, propostas de negociação de atletas e até mesmo recados dos jogadores, pedindo para jogarem ou descansarem uma partida, elogiando e criticando seu trabalho à frente do clube. Portanto, fique sempre de olho.

Além disso, no "Office", ainda há opções como "My Career", onde se vê objetivos do treinador, "Request Funds", para pedir dinheiro à diretoria, "Contracts", com a lista de contratos dos seus jogadores, "Browse Jobs", para pesquisar novos empregos, "Youth Staff", para contratar olheiros especializados em categorias de base, e "Settings", onde se alterna configurações do game.

Simule ou dispute as partidas

No menu "Central", há um calendário na parte superior com os dias da temporada. Aperte o botão "X" para avançar os dias até que haja algo de relevante, como uma nova mensagem, uma proposta por jogador ou um jogo. Se quiser pausar a simulação no meio, é só, outra vez, apertar o "X". Além disso, ali também ficam as notícias em destaque, classificação do campeonato que está sendo disputado e um banner do trabalho dos olheiros.

Usuário pode jogar ou simular partidas (Foto: Divulgação)Usuário pode jogar ou simular partidas (Foto: Divulgação)

Quando chega um dia de jogo, o calendário some e aparecem duas opções: "Play Match" ou "Sim Match". Se escolher a primeira, você irá disputar uma partida normal do Fifa e controlará o seu time na disputa. Caso opte pela segunda, vivenciará uma experiência à la Fifa Manager, porém, bem reduzida. Só é possível ver o que está acontecendo no jogo e, ao pressionar "Triângulo", pode-se avançar para o fim da partida, vendo só o resultado.

É possível, durante a temporada, fazer uma mescla entre eles. Uma boa dica é simular os jogos mais fáceis, em que a vitória é praticamente garantida, e jogar os mais complicados, para garantir que você também conquiste pontos neles. Obviamente, como o futebol não é uma ciência exata, nem tudo o que é planejado antes vai funcionar bem na “hora do vamos ver”, mas esta é uma solução boa.

Afinal, para disputar todas as partidas de uma temporada, o usuário precisaria ter uma grande disponibilidade para jogar Fifa 14. Sem falar que, certamente, poderia causar o rápido esgotamento do modo de jogo antes mesmo de acabar a primeira temporada. A durabilidade da diversão se dá pela dinâmica das simulações e de toda a administração do clube misturada, em doses certas, com o jogo tradicional.

Qual o melhor jogo de futebol: Fifa 14 ou PES 2014? Opine no nosso fórum.

Continuar lendo...

Relacionados

  • Comentários
Nome:
Comentário:
Código:
captcha

estatisticas