Regra de três e diluição de medicamentos

Gostei2 Não Gostei0
Regra de três e diluição de medicamentos concursoparaenfermagem.blogspot.com - 1122 dias atrás

Dentre os processos matemáticos, a regra de três é a mais utilizado para a resolução de problemas envolvendo a diluição de medicamentos. A regra de três consiste em relacionar grandezas proporcionais em que são conhecidos três termos, e a relação matemática entre eles permite determinar o quarto termo (desconhecido). As grandezas mais relacionadas entre si em cálculos de medicamentos pela enfermagem são concentração/volume (mg/mL) ou volume/tempo (mL/hora ou mL/minuto). A seguir apresentam-se situações de aplicação da regra de três.
Situação 1 – Qual volume representa 20mg de gentamicina, considerando a ampola de 80mg/2mL?Para resolver a situação 1, é preciso utilizar uma regra de três envolvendo a relação concentração/volume (mg/mL), nos seguintes termos:

Aplicando a regra de três, teremos:

Resposta: 20mg da ampola de gentamicina 80mg/2mL é igual a 0,5mL.
Situação 2: Instalado 480mL de hidratação para infusão em seis horas. Após uma hora da instalação, a hidratação venosa foi suspensa. Calcule o volume infundido.Para resolver a situação 2, é preciso utilizar uma regra de três envolvendo a relação volume/tempo (mL/hora), nos seguintes termos:

Aplicando a regra de três, teremos:

Resposta: Em uma hora, foi infundido 80mL de hidratação venosa.

Continuar lendo...

Relacionados

  • Comentários
Nome:
Comentário:
Código:
captcha

1 comentários

  • josivania barbo - 18/03/2013 20:18:24
    Muito bom fui reprovada em uma entrevista de trabalho porque nao sabia fazer regra de tres,geralmente utilizamos o que o colega costuma fazer hoje sei a importancia de estudar e utilizar a regra de tres.Vou continuar acompanhando voces parabens

estatisticas